quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Voto de saudação a Liu Xiaobo

Voto de saudação

Os Vereadores do Partido Socialista na Câmara Municipal de Setúbal propõem à Câmara Municipal um reconhecimento pelo percurso de vida e de luta de todos os lutadores pela liberdade contra a opressão das ditaduras, personificado este ano pelo Nobel da Paz de nacionalidade chinesa Liu Xiaobo.
O agora Nobel da Paz é detentor de um currículo académico, político e intelectual de grande envergadura, mas é a sua coragem que queremos hoje destacar.
As forças políticas e os cidadãos que estiveram envolvidos em formas de resistência às ditaduras têm memória e consciência plena do que é estar preso, detido com ou sem acusação, retido em campos de trabalho forçados e de reeducação.
Desde 1989 que Liu Xiaobo está regularmente numa destas situações por delito de opinião e por defender a liberdade de expressão, de pensamento e de imprensa, seja por acusações formais do regime ditatorial de perturbação da ordem social ou comportamento subversivo. A prisão é o local onde se prevê que fique até 2020.
Este voto de saudação, reconhece que esta podia ser uma história de tantas vidas que numa qualquer ditadura, num qualquer local do mundo, num qualquer tempo.
A vida de Liu Xiaobo foi igual a tantas outras que conhecemos. De pessoas que tiveram de fugir ou que aguentaram a prisão, a tortura e a humilhação às mãos dos opressores. Este voto é-lhes também dedicado, para que nunca mais ninguém esqueça como foi…

Os Vereadores

Sem comentários:

Enviar um comentário